domingo, 25 de fevereiro de 2018

Você conhece a USP?



Leia o texto seguir sobre a USP e faça um resumo esquemático em seu caderno.
Se não souber como fazer, clique no link abaixo e aprenda rapidamente.
Para ganhar tempo veja o trecho entre 2:50 a 9:30 minutos.


A USP
A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.
Espalhada em oito cidades no Estado de São Paulo e até mesmo uma base de pesquisa em Rondônia, a USP é hoje a maior universidade do Brasil e uma das maiores do mundo. Com atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento, seu gigantismo impressiona: são 42 unidades de ensino, reunindo cerca de 90 mil alunos, 14 mil funcionários e 6 mil professores.
No campus de São Paulo estão localizadas 25 das 42 unidades de ensino e pesquisa da USP. A maior parte destas unidades está na Cidade Universitária, no bairro do Butantã, por onde circulam de 80 a 100 mil pessoas todos os dias.
Mas há ainda cinco outras unidades: quatro no bairro Cerqueira César, próximo ao metrô Clínicas, todas da área da saúde (MedicinaMedicina TropicalEnfermagem e Saúde Pública); a Faculdade de Direito (FD), no Largo São Francisco, bem no centro de São Paulo; e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), também conhecida como USP Leste, por estar na zona leste da cidade.

A Universidade de São Paulo oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento. São todos gratuitos e duram de quatro a seis anos. A seleção é feita por meio de provas, organizadas anualmente pela Fuvest (Fundação para o Vestibular).

A USP possui programas de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. Esses cursos podem ser stricto sensu, como são conhecidos os mestrados e doutorados ou lato sensu, que é o caso das especializações ou MBAs.

O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação atende alunos dos cursos de graduação desde 1983, colocando-os em contato com grupos e linhas de pesquisa para proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Visando estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico, o aluno é orientado por um pesquisador experiente e atuante em sua respectiva área do conhecimento, sob as condições criadas pelo confronto direto com os problemas práticos da pesquisa. O estudante pode desenvolver pesquisa com bolsa oferecida pelas agências de fomento, com bolsa de programas da própria USP ou  sem bolsa.
A formação universitária não acontece apenas durante as aulas e provas. Na USP, o estudante já começa a dar os primeiros passos rumo à carreira que deseja seguir, pode concorrer a oportunidades fora do país, conhecer empreendedores - e se tornar um! - e ajudar a comunidade do entorno a se desenvolver.

Os editais de intercâmbio disponíveis aos alunos de graduação podem ser consultados no sistema Mundus. Cada um deles tem exigências e trâmites específicos, então é preciso ficar atento. A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) é a responsável pelos convênios com instituições estrangeiras e quem lança os editais, contando com o apoio das Comissões de Relações Internacionais de cada unidade da USP. 

Um comentário: